Uma charge é, basicamente, uma ilustração que transmite uma mensagem. Elas são frequentemente publicadas em periódicos, como jornais e revistas, mas também têm conquistado a internet, nos sites de notícias e de entretenimento.

A charge tem um estilo próprio e, na maioria dos casos, faz uma sátira ou crítica. Ela pode ser apresentada com caricaturas de personagens reais ou com personagens fictícios. O termo charge vem do francês, e significa carga.

As ilustrações têm um estilo que exagera nos traços e nas particularidades de cada personagem. O objetivo da charge é fazer uma crítica sobre algum tema atual e polêmico da sociedade, seja no campo político, social ou econômico. Ela aborda quase sempre as situações do cotidiano de um povo ou país.


Como interpretar uma charge?


Charge, má qualidade da saúde

A charge tem uma interpretação fácil. É possível notar claramente que o humor está sendo usado com um propósito. É um tipo de ilustração com grande alcance social e editorial e, por isso, é explorado até hoje nos principais jornais diários do Brasil e do mundo.

Esse desenho crítico faz representações de caráter, de injustiças, de situações revoltantes para a sociedade ou de fatos políticos de conhecimento público, como escândalos e casos de corrupção, por exemplo.

Como gênero textual e artístico de expressão, as principais características da charge são: ironia, humor, uso de caricaturas, linguagem verbal e não verbal, conteúdo social e político, entre outras. No momento de interpretar uma charge, o leitor precisa ter um repertório básico sobre o fato ou a pessoa que está sendo retratado, para que possa compreender o humor e a crítica embutida na ilustração.

É importante ressaltar que a charge sempre expressa uma opinião. Esse tipo de enunciado tem grande poder e relevância, abrindo caminho para ricas interpretações linguísticas.

As imagens e as mensagens fortes e emblemáticas das charges fazem com que elas sejam muito usadas em provas, vestibulares e concursos públicos, nos quais os candidatos precisam interpretar corretamente a mensagem que está sendo transmitida pela ilustração.

Os desenhos engraçados fazem excelentes críticas políticas e sociais, mas é necessário ter habilidade e boas noções de interpretação de texto para decifrá-las. Para tanto, é importante prestar atenção em cada detalhe da imagem e entender a mensagem que aparece por trás das ilustrações. Quase sempre, o chargista expressa um juízo de valor, pautado por sua própria posição política e social, ou seja, baseado em sua opinião e visão de mundo.

Leia também! Assuntos relevantes