Articulações Sinoviais

Articulações Sinoviais

Por

As articulações sinoviais caracterizam um grupo de articulações presente em grande parte do corpo humano. Essas articulações estão em todas as superfícies ósseas na forma de uma cartilagem articular e unida por ligamentos que são revestidos por membrana sinovial.

A articulação sinovial pode ser dividida por um disco ou um menisco articular. As articulações sinoviais são responsáveis por realizar a comunicação entre as extremidades ósseas. Elas contribuem para o movimento do corpo humano. As articulações sinoviais estão conectadas aos ligamentos, ao líquido sinovial e à cápsula articular.

A cartilagem das articulações sinoviais não apresentam vasos sanguíneos e têm nutrientes que se disseminam pela substância intercelular. Podemos dizer que uma articulação sinovial também pode ser classificada com diartrose. Nesse tipo de articulação as superfícies articulares dos ossos são protegidas por uma cartilagem fibrosa.

Os principais exemplos de articulação sinovial são as articulações dos joelhos, a coxofemoral e a articulação temporomandibular, que une o crânio à mandíbula. Conheça as principais articulações sinoviais: articulação occipitoatlóidea, articulação atlantoaxoidea, articulação sacroilíaca, articulações sacrococcígeas e sínfise púbica.

Leia também! Assuntos relevantes