Artesanato da Região Sudeste

Artesanato da Região Sudeste

Por

O artesanato da região sudeste do Brasil tem diversas técnicas de trabalho manual com grande valor artístico. As peças são confeccionadas com matéria-prima típica dos Estados do sudeste e demonstram a cultura e as tradições do povo.

No sudeste, o artesanato é diversificado nas regiões litorâneas e no interior. Os artesãos fabricam muitas panelas, redes, moringas, objetos feitos com folha da bananeira, cerâmicas, bordados e trabalhos com pedra-sabão.

Nesta região, o Estado de Minas Gerais se destaca pela riqueza do artesanato. Nas cidades mineiras, os turistas encontram tapetes, colchas produzidas em teares manuais, peças de barro e outros produtos.

Um artesanato marcante da região de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro são as chamadas namoradeiras, esculturas que fazem uma referência às mulheres interioranas que ficavam na janela observando o movimento.

As moringas, um tipo de jarro feito de barro, também são muito populares em Minas Gerais e São Paulo. Além disso, o artesanato da região sudeste também oferece diversas peças em ferro e madeira.

Os itens mais fáceis de serem encontrados nas feiras de artesanato são: panelas, potes, moringas, redes, jarras em cerâmica, tapetes, colchas, semi-joias em estanho e pedras decorativas, cestas, porta-copos e jogos americanos de piaçava, entre outras peças.

Em muitas cidades do interior do sudeste, o artesanato é utilizado dentro do contexto do turismo sustentável para gerar renda para a população.

Leia também! Assuntos relevantes