Artes Plásticas

Artes Plásticas

Por

As artes plásticas são compostas por uma série de elementos e produções artísticas, como esculturas, desenhos, pinturas, gravuras e colagens. Basicamente, esse tipo de arte se prende às produções visuais feitas manualmente pelo homem a partir de uma inspiração real ou imaginária.

O artista plástico tem como matéria-prima o papel, a tinta, o gesso, a argila, a madeira e os metais. As artes plásticas são expostas em galerias, museus, locais públicos e também estão presentes em acervos particulares de colecionadores.

Esse tipo de arte adota várias linguagens artísticas contemporâneas para expressar emoções e valores estéticos. Os artistas plásticos são autodidatas ou formados em cursos superiores de Artes Plásticas.

Hoje, o artista plástico também tem a disposição uma série de tecnologias da computação que podem ser usadas a favor das artes plásticas. Para isso, existem especializações em animação e editoração eletrônica.

Os artistas plásticos podem atuar em exposições particulares, em universidades, museus, institutos de cultura e arte, galerias, e também podem atuar em ilustrações de livros e periódicos.

As artes plásticas também são chamadas de belas-artes. Essa forma de expressão artística está intrínsecamente relacionada à evolução da humanidade, sendo que as primeiras manifestações da área foram as pinturas rupestres em cavernas.

A concepção estética e poética das artes plásticas tem como ícones grandes artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Caravaggio, Rembrandt, Claude Monet, Van Gogh, Pablo Picasso, Salvador Dalí, Andy Warhol, entre outros.

Leia também! Assuntos relevantes