Arte Grega

Arte Grega

Por

Os gregos foram grandes artistas, tanto nas esculturas, obras de arquitetura e pinturas, seus trabalhos impressionam até os dias atuais pela perfeição e pela beleza. Os artistas deste período buscavam representar em suas obras o cotidiano de seu povo, acontecimentos históricos e principalmente os temas mitológicos e religiosos. Um grande exemplo disso são os templos que foram levantados em homenagem aos deuses gregos.

Um grande exemplo a respeito da arquitetura é a Acrópole de Atenas que foi construído entre os anos de 447 a 438 a.C no ponto mais alto da cidade, contudo, não foi erguida apenas por motivos religiosos, mas também como ponto de observação militar. As colunas se destacam por serem o estilo dórico.

Existem três estilos na arquitetura grega antiga. Coríntio, que não era usado com freqüência pelos arquitetos gregos devido ao excesso de inúmeros detalhes, as partes superiores eram decorados com folhas. Dórico, passa mais firmeza e menos detalhes. O Jônico, estilo que passa mais leveza devido aos desenhos apresentados e também tendo base circular.

As arquiteturas mais importantes deste período são: Partenon de Atenas, Templo de Ártemis em Éfeso, Estátua de Zeus em Olímpia, Colosso de Rodes e o Farol de Alexandria. A pintura também merece destaque e representavam cenas do cotidiano, batalhas, mitologias e também outras características da cultura grega. Os vasos são grandes exemplos da arte grega onde os artistas costumavam pintar, como também paredes, palácios e templos.

Já em termos de esculturas, as esculturas gregas possuíam realismo, e os artistas gregos se dedicavam ao máximo para alcançar a perfeição, tanto em recursos quanto em detalhes, nervos, veias, músculos, expressões e sentimentos. Os temas mais abordados nesses trabalhos são de cunho religioso, deuses e deusas, mas também foram representados cenas do cotidiano, mas também temas abordando as Olimpíadas.

Quando os romanos invadiram a Grécia, ficaram perplexos com sua arte e tentaram de todas as maneiras de imitar o estilo, basta apenas reparar nos detalhes e nas formas arquitetônicas romanas para perceber as influências.

Leia também! Assuntos relevantes