Arte Contemporânea

O movimento de arte contemporânea surgiu na segunda metade do século XX. As manifestações artísticas começaram a partir da Segunda Guerra Mundial, quando diversos artistas passaram a criar com base na necessidade de reconstrução da sociedade e na disseminação de uma produção em massa.

A arte contemporânea se destaca por sua liberdade de criação, nas mais diversas linguagens. Essas manifestações são pautadas pela experimentação, pela efervescência cultural e pelo uso constante de novas técnicas. Também existe um certo questionamento por trás da arte contemporânea, como uma espécie de olhar crítico para a sociedade.

Com o passar dos anos, a arte contemporânea também sofreu a influência das novas tecnologias. Também chamada de Pós Arte-Moderna, a arte contemporânea é uma importante tendência artística. Essa forma de arte se mantém até os dias de hoje, dentro de um período que os estudiosos chamam de pós-modernismo.

Atualmente, a arte contemporânea propõe novas expressões artísticas e fortes posicionamentos a respeito da sociedade, da política, da realidade mundial, dos tabus, entre muitos outros temas. É uma arte livre, sem amarras e que expressa pontos de vistas sobre diversos assuntos relevantes.


Mais informações sobre a Arte Contemporânea

Logo depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a globalização, a cultura de massa e as novas tecnologias se tornaram cada vez mais frequentes na vida da população. Com isso, estabeleceu-se uma nova forma de arte, inspirada nessas experiências.

A arte contemporânea nasceu para discutir e apresentar ideias, conceitos e atitudes. Esse movimento pressupõe a criação da arte e a reflexão sobre a arte criada.

A arte contemporânea é marcada por uma grande diversidade de estilos, tanto na literatura quanto na música, no teatro, nas artes plásticas, na fotografia, na moda, na dança e na pintura. Entre os movimentos da arte contemporânea se destacam a arte conceitual, a pop art, o minimalismo, o expressionismo abstrato e a arte cinética.

As formas de arte são caracterizadas pela presença das novas mídias, pela liberdade de expressão, pela proximidade com a cultura popular e pela subjetividade.

No mundo, os principais nomes da arte contemporânea são: Rebecca Horn, Richard Serra, Robert Smithson, Kara Walker, Andy Warhol, entre outros. Estes são artistas de várias nacionalidades que se destacaram no movimento contemporâneo.

Arte Contemporânea no Brasil

No Brasil, os principais artistas da arte contemporânea são: Lygia Clark, Lygia Pape, Franz Weissmann, Ferreira Gullar, Romero Britto, Os Gêmeos, Eduardo Kobra, entre outros. Estes artistas se consagraram mundialmente com uma arte moderna, viva e muito autoral.

Leia também! Assuntos relevantes