Arte Brasileira

Arte Brasileira

Por

A nossa arte começou a dar seus primeiros passos há aproximadamente cinco mil anos atrás, para ser mais exato, desde a Pré-História e é exatamente pela arte desse período que existem muitos sítios arqueológicos espalhados pelo país, muitos deles tombados como Patrimônio Histórico, contudo, os primórdios da arte brasileira não se limita apenas a Pré-História, mas também a arte indígena que pode ser conferida durante o descobrimento do Brasil.

Além dessas duas expressões de arte, vale lembrar a arte que surgiu durante o Período Colonial, resultado da chegada dos portugueses ao país, onde deram início a construções de inúmeros imóveis que traziam em sua arquitetura os traços da própria cultura, até o momento em que o Brasil passou a ser dividido nas conhecidas capitanias hereditárias.

No ano de 1624, o Brasil sofre com a invasão holandesa, os portugueses tentam impedir, no entanto, os holandeses conseguiram se instalar no nordeste brasileiro e com isso, trouxeram seus artistas, suas influencias e suas visões a respeito da arte. Outro estilo artístico que acabou se espalhando por aqui foi o Barroco que é ligado com o catolicismo. Esse estilo acabou chegando ao Brasil no século XIX e foi trazido pelos franceses e o país ficou tão seduzido pela arte francesa que passou a se inspirar no estilo para criar suas próprias obras de arte.

Outro tipo de pintura que surgiu durante o século XIX foi a Pintura Acadêmica que retratava a beleza ideal e perfeita. No século seguinte o Brasil mergulhou no Modernismo Brasileiro que teve como estopim a Semana da Arte Moderna que foi organizada por vários artistas renomados do período. Antes desse movimento, o Brasil pode explorar o Expressionismo tendo até Lasar Segall, um dos principais nomes do Modernismo. Assim que a Semana da Arte chegou ao fim, o Brasil começou a investir em sua própria arte e valorizando-a.

Leia também! Assuntos relevantes