Antropologia é uma palavra que vem do grego e significa homem e estudo. Sendo assim, essa é a ciência que estuda o homem, ou seja, tem como objeto de pesquisa a humanidade e todas as suas características e dimensões.

A antropologia é dividida em diferentes áreas, como a Antropologia Cultural e a Antropologia Biológica. Para alguns estudiosos dessa ciência, também existem e devem ser levadas em consideração a Antropologia em Arqueologia, a Antropologia em Linguística, a Antropologia Física e a Antropologia Cultural ou Social.


Quais são as dimensões humanas que a antropologia estuda?

A antropologia estuda todas as dimensões da história natural e física do homem, desde seu processo de evolução até seus comportamentos e pensamentos, desenvolvidos no tempo e no espaço.

Os estudos antropológicos são sempre abrangentes, e analisam os aspectos da humanidade e da cultura. A antropologia social, por exemplo, é aquela que analisa a etnia, a língua e a cultura de um povo. Esse tipo de estudo ajuda a sociedade a compreender melhor a história e a conhecer mais a fundo os grupos sociais.


A antropologia como ciência

A antropologia passou a ser vista como uma ciência a partir da metade do século XIX, graças aos estudos e conhecimentos de Charles Darwin em sua teoria evolucionista. A partir daí os cientistas passaram a demonstrar interesse em compreender a evolução do homem e sua relação com seus antepassados e com os grupos humanos primitivos.

Leia também:
Evolução Humana

Charles Darwin

Dessa forma, os costumes, os aspectos físicos, a cultura e as características humanas começaram a ser encaradas de forma diferente, com mais valor histórico e científico.

Uma área que evoluiu bastante neste contexto foi a Antropologia Biológica, que realiza a análise de todo tipo de material encontrado em escavações e sítios arqueológicos. Atualmente, a antropologia, em suas diversas vertentes, estuda a evolução dos costumes, do comportamento, das crenças, do relacionamento familiar e de outros aspectos dos seres humanos.

Além disso, o conhecimento da antropologia ajuda a sociedade a entender, interagir e preservar os costumes e tradições de tribos indígenas, comunidades quilombolas e outras culturas. Essa é uma ciência de extrema importância para nortear o relacionamento entre pessoas de diferentes origens, etnias e culturas. Ela ajuda a pensar a sociedade como um todo e a aceitar as diferenças com naturalidade.

Em suma, a antropologia estuda o homem sob as óticas biológica, cultural e social. Essa ciência envolve muita pesquisa, observação, trabalho de campo e descrição. Esse conhecimento valoriza a diversidade cultural e abre novas perspectivas e possibilidades para o convívio pacífico dos seres humanos.

Leia também! Assuntos relevantes