Anticorpos

Por

Os anticorpos são proteínas do corpo humano que atuam como protetores do organismo. Trata-se de uma substância que reage com corpos estranhos para evitar que o corpo seja atacado e fique doente.

Os anticorpos combatem efeitos específicos, de acordo com a realidade do organismo. Eles se prendem à superfície do corpo estranho com o objetivo de evitar a multiplicação dos microorganismos. Com isso, essas proteínas evitam a ação de toxinas.

Quando o organismo reage a um corpo estranho, temos a chamada reação antígeno-anticorpo. Os anticorpos também são chamados de glicoproteínas plasmáticas circulantes.

O anticorpo desempenha uma função importante no corpo: se combinar com o epítopo que ele reconhece para mostrar ao sistema imunitário que há um invasor no organismo. Alguns anticorpos podem aglutinar células e precipitar antígenos solúveis.

Existem cinco classes de imunoglobulinas que atuam como anticorpos: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. No organismo, a imunoglobina mais abundante na circulação sanguínea é a IgG.

Leia também! Assuntos relevantes