Animais que vivem no solo

Animais que vivem no solo

Por

Existem muitas espécies de animais que vivem no solo. É possível dizer que a terra apresenta grande diversidade de seres vivos. Alguns desses animais vivem realmente escondidos no solo.

As principais espécies encontradas no solo são: minhocas, caracóis, escaravelhos e formigas. No caso dos animais invertebrados, podemos dizer que eles são importantes, pois garantem a biodiversidade do solo e a fertilidade necessária para as plantas.

As minhocas são bons exemplos de animais invertebrados. Elas têm o corpo cilíndrico, formado por anéis, por isso são chamadas de seres anelídeos.

Outra espécie importante é a formiga. Segundo pesquisas, em um hectare de solo amazônico, é possível encontrar cerca de dez milhões de formigas. Esses insetos são seres invertebrados, com três pares de patas.

No solo também encontramos os vermes, que auxiliam nos processos de decomposição. Exemplos desses vermes são os nematelmintos e platelmintos, que podem causar doenças nos seres humanos, como as conhecidas verminoses.

Também existem vertebrados que vivem no solo, como as cobras-cegas, os tatus, as toupeiras, guaxinins, ratos e as serpentes. Esses animais vivem no interior do solo e se dedicam a construir galerias e tocas para se abrigarem.

Leia também! Assuntos relevantes