Animais que vivem na Mata dos Cocais

Animais que vivem na Mata dos Cocais

Por

A Mata dos Cocais é considerada uma floresta de transição. Ela fica no nordeste brasileiro, mais especificamente entre a caatinga e o cerrado. A formação florestal está concentrada principalmente nos estados do Tocantins, Maranhão e do Piauí.

A Mata dos Cocais tem uma grande diversificação de espécies da fauna e da flora. Suas vegetações típicas contam com babaçu, carnaúba, oiticica e buriti. A região também se destaca por uma grande concentração de arbustos e vegetações de pequeno porte.

As riquezas naturais da Mata dos Cocais fazem com que a floresta seja um grande centro de extrativismo. Com relação às espécies animais típicas da Mata dos Cocais, podemos citar macacos, aves e insetos. A floresta é conhecida por abrigar a ariranha, o boto, o acará-bandeira, a arara-vermelha, diversas espécies de cobras, gambás e lagartos.

Este bioma de transição tem clima superúmido e semiárido em sua extensão, com temperatura média anual de 26 °C. A região tem algumas importantes espécies endêmicas do Brasil.

Leia também! Assuntos relevantes