Animais e suas moradias

Animais e suas moradias

Por

Os animais são ótimos construtores. Eles cuidam com todo carinho e dedicação da construção de seus ninhos. O trabalho é feito com o intuito de proteger suas famílias, principalmente seus filhotes ou ovos.

Um dos animais que trabalham muito para construir um ninho confortável é o Beija-flor. No caso dessa espécie, as fêmeas trabalham mais que os machos. Elas constroem os ninhos, chocam os ovos e ainda protegem os filhotes.

Os ninhos dos beija-flores são pequenos, mas muito resistentes ao vento e às chuvas. Os ninhos são feitos de grama, folhas, flores e musgo. A moradia é sempre fixada com fios de teia de aranha.

Outro pássaro que faz um trabalho incrível na construção de sua moradia é o João-de-barro, um pequeno pássaro de apenas 19 cm, mas com muita inteligência. O ninho do João-de-barro é feito em formato de forno.

Os pássaros constroem um ninho por ano. Para a construção, eles usam barro úmido, esterco e palha. Os ninhos são feitos em lugares abertos, em árvores isoladas ou em postes de iluminação. O casal de João-de-barro trabalha durante 18 dias para preparar o ninho.

Outro animal que cuida muito bem da construção do seu ninho é o tatu. Esse pequeno mamífero constrói tocas com túneis muito profundos. Para isso, eles procuram áreas com terra mole no meio da floresta.

A Toupeira também é um animal que constrói sua casa embaixo da terra. As tocas têm galerias para facilitar a locomoção dos animais. Os túneis das toupeiras são construídos em diversas profundidades, com limite de até 50 metros de comprimento.

Leia também! Assuntos relevantes