Animais com respiração cutânea

Alguns animais apresentam respiração cutânea, ou seja, respiram pela pele. Esses organismos vivem em meios aquáticos ou em meios terrestres com umidade.

A respiração cutânea só ocorre em animais que não contam com estruturas especializadas para trocas gasosas. Nesse tipo de processo, a respiração acontece por difusão das células superficiais da pele.

Os animais com respiração cutânea estão relacionados entre os emprotistas, poríferos, cnidários, platelmintos, asquelmintos, anelídeos, cefalocordados, anelídeos poliquetas, moluscos e em alguns anfíbios. No caso dos anfíbios, a respiração cutânea só pode acontecer quando estes animais estão em contato com a água.

A respiração cutânea é caracterizada por uma troca de gases que acontece entre a superfície do corpo e o meio externo. Essas trocas gasosas acontecem por meio da diferença de concentração entre os dois meios.

Na respiração cutânea, o oxigênio vai para o meio intracelular e o gás carbônico sai para o meio externo. Entre os animais que possuem esse tipo de respiração, podemos citar as minhocas e os sapos.

Leia também! Assuntos relevantes