Animais aquáticos

Animais aquáticos

Por

Os animais aquáticos são aqueles que, na maior parte do tempo, habitam mares, rios, lagoas e outras fontes de água. Estes animais são adaptados para viverem na água, como peixes, baleias, tubarões, crustáceos e esponjas, por exemplo.

A denominação animal aquático se aplica a mamíferos de diversas espécies, como baleias, que pertencem à ordem Cetácea e que não podem viver em outro ambiente que não seja a água. Também existem mamíferos aquáticos de quatro patas, como a lontra, por exemplo, que faz parte da família dos Mustelídeos. Este tipo de animal tem adaptação aquática, mas vive na terra.

Também podemos considerar entre os animais aquáticos, as aves aquáticas, que são aquelas que mergulham para se alimentar, como gaivotas, pelicanos e albatrozes. Também existem aves bastante conhecidas, como patos e gansos, que também têm perfil aquático.

A vida aquática é muito rica e diversificada. Os animais aquáticos não se resumem apenas aos peixes. Podemos encontrar uma grande variedade de insetos, moluscos, anfíbios, répteis e muitos outros tipos de animais vivendo em ambientes aquáticos.

Essa riqueza de espécies é possível graças ao ecossistema aquático, que se mostra como um ambiente extremamente rico e complexo, que supre as necessidades alimentares, de respiração e reprodução de muitos animais. Um exemplo disso é que os ambientes aquáticos são repletos de fitoplancton (microalgas) e zooplancton (micro animais), que são alimentos potenciais para diversos peixes, que, por sua vez, são a base da alimentação de mamíferos aquáticos, cobras e aves.

Entre os animais aquáticos que vivem no mar, podemos destacar os cavalos-marinhos, arraias, tartarugas, tubarões, moreias, golfinhos e baleias. Cada espécie aquática passou por adaptações ao longo de séculos de evolução, a fim de sobreviver, se alimentar e se reproduzir na água.

Leia também! Assuntos relevantes