Ângulo

Os ângulos são formados pela intersecção de dois raios, possuindo estes um ponto extremo em comum. A medida dos ângulos é expressa pela unidade grau (por exemplo, um ângulo medindo n graus tem sua medida representada numericamente por n).

A medida do ângulo formado por dois raios que apontam para uma mesma direção é equivalente a zero grau. Suponha-se que um determinado raio A está fixo, enquanto um outro raio B tem seu ponto extremo ligado ao ponto extremo do raio A, de modo que o raio B possa girar como o ponteiro de um relógio. A medida dos ângulos formados entre estes dois raios é equivalente ao número de giros e a qualquer fração de um giro completo que o raio B realizou. Uma volta completa que o raio B realiza é equivalente a um ângulo cuja medida é 360 graus . Meia volta realizada pelo raio B corresponde a um ângulo de 180 graus . Um quarto de volta equivale a 90 graus. Esta última medida de ângulo corresponde ao chamado ângulo reto.

Genericamente, os ângulos cuja medida ultrapassa a medida de um ângulo reto são chamados ângulos obtusos. Ângulos cuja medida é inferior à medida do ângulo reto são chamados ângulos agudos.


Fonte:
http://www.sosprofessor.hpg.ig.com.br/matematica/art/angulo.htm

Leia também! Assuntos relevantes