Andy Warhol

Por

Andrew Warhola, que ficou conhecido mundialmente apenas como Andy Warhol, foi um artista excêntrico dos Estados Unidos. A obra de Andy era moderna e brincava com elementos da sociedade norte-americana.

Andy era filho de imigrantes da Eslováquia que se mudaram para os Estados Unidos durante a Primeira Grande Guerra Mundial. O artista nasceu nasceu em Pittsburgh, na Pensilvânia, em 6 de agosto de 1928.

Quando completou 17 anos, Andy Warhol entrou para o Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh. Ele estudou design e, depois de formado, foi viver em Nova Iorque.

O primeiro trabalho do artista foi como ilustrador de revistas. Ele trabalhou para publicações importantes, como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker.

Como artista gráfico, Andy ganhou reconhecimento e vários prêmios. Em 1952, ele realizou a primeira mostra de seu trabalho, na Hugo Galley. Na ocasião, ele apresentou desenhos baseados na obra de Truman Capote.

A partir de 1960, Andy começa a ousar como artista plástico e passa introduzir conceitos da publicidade em suas obras. Nessa fase, ele trabalhou muito com cores fortes e tintas acrílicas.

Seu trabalho ganha cada vez mais popularidade e ele passa a ser considerado o reinventor da pop art. Algumas das obras mais importantes de Warhol foram as reproduções das latas de sopas Campbell, a garrafa de Coca-Cola, os rostos de Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley e Che Guevara, e as reproduções de ícones da arte, como a Mona Lisa.

Em 1968, Valerie Solanis, membro da Society for Cutting Up Men - Sociedade para castrar homens, atira em Andy, mas o artista não morre. A partir da década de 70, Andy Warhol se torna um artista multimídia e passa a atuar na música e no cinema.

Andy Warhol é conhecido por ter sido o autor da famosa frase: "In the future everyone will be famous for fifteen minutes" (No futuro qualquer um será famoso por quinze minutos).

Na década de 80, o artista passa a se dedicar aos retratos. Ele produz o rosto de Mao (1982), e retratos de Freud, Einstein, Kafka, Gershwin, Gertrude Stein, além de auto-retratos. Nessa época, Andy também se envolve com a TV e começa a apresentar um programa na MTV.

Os últimos trabalhos do artista foram feitos em 1986. Em janeiro de 1987, ele foi internado no New York Hospital e passou por uma cirurgia de vesícula. A operação era considerada de rotina, mas um problema no pós-operatório levou Andy Warhol a ter uma arritmia cardíaca. Ele morreu no dia 22 de fevereiro de 1987, aos 59 anos de idade.

Grande parte dos trabalhos de Andy está exposta no MOMA, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.