Amnésia

Por

É chamada de amnésia a perda total ou parcial da memória. Na maioria dos casos a falta de memória é por tempo determinado. São diversas as causas da doença, como a conseqüência de algumas doenças neurodegenerativas, infecções ou doenças no cérebro, traumas físicos ou psicológicos, alcoolismo, uso de drogas e de alguns medicamentos. A amnésia pode ser classificada em dois tipos: anterógrada e retrógrada.

A amnésia anterógrada ocorre por conseqüência de trauma cerebral. Nesse caso a pessoa tem dificuldade de se lembrar de eventos recentes, mas consegue resgatar na memória eventos acontecidos antes do trauma.

A amnésia retrógrada é ao contrário da outra: a pessoa consegue facilmente se lembrar de eventos recentes, porém não consegue resgatar na memória lembranças anteriores ao trauma ou motivo causador. Entre as delimitações dos tipos de amnésia, está a amnésia global transitória, amnésia psicogênica, síndrome de korsakoff e apagão alcoólico.

O diagnóstico é feito, normalmente, quando existiram traumas ou enfermidades na região do cérebro. O tratamento depende da causa e do tipo de amnésia diagnosticada pelo médico. Algumas amnésias, causadas por traumas graves, podem ter seqüelas irreversíveis. Para prevenir a doença, basicamente é necessário prevenir qualquer trauma no cérebro. No caso de apagão alcoólico, basta diminuir a quantidade de bebida ingerida.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes