América Francesa

América Francesa

Por

A América Francesa corresponde aos países que foram colonizados pela França no continente americano. O país só iniciou sua expansão ultramarina no século XVII, bem depois que Portugal e Espanha. Os franceses conquistaram a região da Terra Nova e do Canadá, onde fundaram a cidade de Quebec, em 1608.

Na América Latina, a França conseguiu colonizar o Haiti, que permaneceu como colônia francesa até 1791, quando conquistou sua independência. Nessa região do continente, os franceses exploraram a produção agrícola com produtos como a cana-de-açúcar. O tipo de colonização da França foi alicerçado no desenvolvimento do plantation, que contava com a exploração do latifúndio e da mão de obra escrava.

Na América do Norte, a França dominou parte do Canadá, principalmente Quebec. Os franceses também marcaram presença em Louisiana, no Golfo do México e no Mississipi.

O projeto da conquista territorial da França acabou depois que os franceses perderam a Guerra dos Sete Anos (1756- 1763) contra os ingleses. Depois disso, os colonizadores da França abandoram suas ambições de conquista territorial no continente americano.

Com a assinatura do Tratado de Paris, a França foi obrigada a entregar parte das Antilhas francesas e da região leste do Rio Mississipi à coroa inglesa do Canadá. Já a região da Louisiana foi entregue aos espanhóis.

Durante a colonização francesa, o povoamento foi escasso. Na região das Antilhas e da Guiana Francesa os colonizadores investiram no cultivo de cana-de-açúcar e algodão para exportação.

Pode-se dizer que a colonização francesa na América não foi tão expressiva ou importante como a colonização de Portugal e Espanha.

Leia também! Assuntos relevantes