Alcenos

Por

Também conhecidos como hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, os alcenos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio. O que os diferencia dos outros compostos é o fato de possuírem a fórmula geral CnH2n, onde o primeiro membro é o eteno (C2H4).

Outras características desses hidrocarbonetos são: cadeia carbônica acíclica (alifática), insaturação com uma única dupla ligação e caráter homogêneo.

Podemos encontrar os alcenos na natureza nos estados sólido, líquido e gasoso.

Os gases são formados por alcenos de cadeia normal de 2 a 4 carbonos.

Os líquidos são formados por alcenos de cadeia normal com 5 a 16 carbonos.

Já os sólidos são formados por cadeias de 16 carbonos em diante.

O alceno com características mais simples é o etileno, ou eteno, que se apresenta como um gás incolor e insolúvel em água. Quando em contato com cloro ou bromo, o etileno é capaz de formar líquidos oleosos.

Um nosso dia-a-dia podemos encontrar esse composto nas embalagens plásticas, borracha e tecidos sintéticos, corantes e até mesmo em explosivos.

O etileno também é usado como anestésico em procedimentos cirúrgicos, além de funcionar acelerador de amadurecimento em frutas.

Sem o etileno, nossa vida seria bem diferente, pois não teríamos as garrafas pet, sacolas plásticas e uma gama de outros produtos oriundos do polietileno.

Leia também! Assuntos relevantes