Alcadienos em nossa vida

Alcadienos em nossa vida

Por

Os alcadienos são hidrocarbonetos, ou seja, compostos químicos formados por átomos de carbono. Estes compostos estão presentes em diversos óleos de essências, perfumes extraídos de flores, em frutas e vegetais. Os alcadienos fazem parte da vida dos seres humanos e são muito importantes para o dia a dia.

Um dos alcadienos muito conhecidos pelo homem é o isopreno, que forma uma classe de compostos chamada de terpenos, que são encontrados em sementes, flores, folhas, raízes e madeiras. Os terpenos também estão em diversos perfumes e se manifestam ainda como limoneno, um terpeno que é encontrado na casca do limão e da laranja.

Outro alcadieno importante é o látex, retirado das seringueiras (Hevea brasiliensis). O látex é utilizado para fazer a borracha.

Entre os terpenos, temos também o betacaroteno, encontrado na cenoura e nas plantas, e responsável pela síntese da vitamina A no organismo humano. Como é possível perceber, os compostos alcadienos são muito utilizados e importantes em nosso cotidiano.

Vale lembrar que os dienos são hidrocarbonetos de cadeia aberta e que contam com estruturas com duas ligações duplas entre carbonos.

Leia também! Assuntos relevantes