A ALCA é um acordo econômico que foi criado após uma proposta do então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. A Área de Livre Comércio das Américas surgiu durante a Cúpula das Américas, que ocorreu em Miami, em 1994.

A principal missão da ALCA era reduzir as barreiras alfandegárias que existiam entre os 34 países da América. Com a criação de uma área de livre comércio, o bloco econômico facilitaria as negociações comerciais entre os países da América do Sul e da América do Norte. Contudo, durante as discussões sobre o projeto, os países apresentaram diversas discordâncias.

Em 2005, a proposta deixou de ser discutida, pois desagradava os países latino-americanos. Se a ideia dos Estados Unidos tivesse sido colocada em prática, todos os países da América, com a exceção de Cuba, estariam unidos em um bloco econômico.

Qual era a proposta da ALCA?

Basicamente, a Alca tinha como proposta criar uma área de livre comércio na América. O acordo baixaria as taxas alfandegárias, facilitaria a passagem de mercadorias entre os países e poderia aumentar as negociações e relações comerciais entre as nações do continente.

O acordo acabou deixado de lado por causa das várias manifestações contrárias. Os países latino-americanos diziam que os Estados Unidos tentavam criar um acordo para benefício próprio, a fim de que pudesse dominar e influenciar o mercado nas Américas.

Os norte-americanos também viam o bloco econômico com maus olhos, pois acreditavam que ele iria diminuir os empregos dentro dos Estados Unidos, fazendo com que as empresas migrassem para nações com mão de obra mais barata.

Com todos estes pontos em discussão, a ideia do Bloco foi rejeitada. Se a ALCA tivesse sido criada, ela seria o maior bloco econômico do mundo. O grupo contaria com importantes economias do planeta, como Estados Unidos, Canadá, Brasil e Argentina.

A ALCA reuniria 34 países das Américas do Norte, América Central, América Sul e do Caribe. As primeiras discussões sobre o projeto aconteceram entre 1994 e 1998. Foram criados 12 grupos de trabalho para examinar a proposta e definir os detalhes das negociações.


Entenda sobre blocos econômicos. Professor Rogério:


Em 1998, os trabalhos da ALCA começaram durante a Segunda Cúpula das Américas, que aconteceu em Santiago, no Chile. Em seguida, foram estabelecidos os prazos para a implementação do acordo, mas, em 2005, o projeto foi abandonado. Na época, o acordo foi rotulado como mentiroso e ruim para os países latino-americanos.

Leia também! Assuntos relevantes