Águas do Subsolo

Águas do Subsolo

Por

O desperdício, a ma utilização e a crescente contaminação dos lençóis freáticos nas áreas urbanizadas é um problema a ser enfrentado preventivamente antes que seja tarde. O controle de contaminação do solo por derivados de petróleo, produtos químicos e tóxicos variados, susceptíveis de se infiltrarem no lençol freático é um dever que temos para com essas águas ocultas. Fazer levantamento ecológico de quantidade de águas subterrâneas numa cidade ou região, suas características e dispor dos números seguros para poder avaliar regularmente sua evolução é uma obrigação do poder público e um medido de prudência que devemos as futuras gerações.

A água é um recurso finito. Embora seja abundante em nosso país há regiões onde ela começa a escassear como resultado de pratica predatório, mau planejamento e uso inadequado, mesmo naquelas cidades onde os abastamentos provem de rios caudalosos, terem um levantamento menancioso de suas reservas de água e poder acerá-las, monitorá-las e, eventualmente explorá-la obter nativamente, é algo de que não se pode abrir mão.


Perguntas respondidas pelo autor do trabalho escolar:
1) Qual a mensagem que os dois textos, trouxe a você?
R: Sabemos que os dois textos trata da água; E a mensagem que me trouxe que água também pode matar, mas também salvar. Mostra que devemos economizar a água sempre, pois um dia ela pode acabar.

2) Você já se preocupou com o desperdício da água que ocorre todos os dias?
R: Sim. Pois tenho consciência que um dia ela pode acabar.

3) As pessoas insistem em jogar lixo pelas ruas o que pode acontecer?
R: Entope os ralos e as galerias pluviais.

4) Sabemos que os lençóis freáticos estão sendo contaminados. Quais são esses produtos?
R: Derivados de petróleo, produtos químicos e tóxicos variados.

5) Sabemos que podemos recuperar as margens dos rios. Quais são as maneiras de recuperar a margem?
R: Recompondo sua profundidade original através de dragagens criteriosas, reflorestar as florestas ciliares e outros lugares de risco, multiplicar o número de áreas verdes e etc.

6) Se você tivesse uma oportunidade em poder ajudar o não desperdício de água; O que você faria?
R: Ensinaria todo o exercício de cidadania, de que todos nós temos direitos e deveres a serem cumpridos e também o consumo consciente de economizar a água; Fechando o chuveiro enquanto se ensaboa não deixar a torneira pingando e outras coisas mais.



Texto enviado às 21:19 - 11/03/2009
Autor: José Arnaldo Martins de Sales


Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License.

Leia também! Assuntos relevantes