Agentes causadores da poluição

Agentes causadores da poluição

Por

O planeta Terra é constantemente poluído por vários agentes nocivos, muitos deles originários das ações humanas. Todo tipo de lixo e substância que cause desequilíbrio ambiental podem ser considerados agentes causadores de poluição.

Infelizmente, existe a poluição que nós conseguimos enxergar e a poluição invisível aos olhos. Toda forma de poluição é prejudicial ao planeta e à natureza.

A poluição pode estar na água, no ar e no solo. Vamos conhecer agora os principais agentes causadores de poluição na Terra.

Poluição da Água:
Esgoto doméstico

Esgoto Industrial

Vazamentos de petróleo

Substâncias tóxicas

Consequência da poluição da água: essa forma de poluição causa muitas doenças no mundo, contamina alimentos e causa a morte e contaminação da vida marinha.


Poluição do Ar:
Gases tóxicos das queimadas, indústrias e automóveis

Consequência da poluição do ar: essa poluição prejudica a saúde dos seres humanos, causando problemas respiratórios. Os gases também são responsáveis pelo aquecimento global, pela inversão térmica e a chuva ácida.


Poluição do Solo:
Agrotóxicos

Lixo

Defensivos agrícolas

Pesticidas

Praguicidas

Consequência da poluição do solo: Essa forma de poluição prejudica a saúde humana, causa contaminação de áreas verdes, prejudica os lençois freáticos, contamina alimentos e provoca desequilíbrio ambiental.

Leia também! Assuntos relevantes