Afluentes do rio Tietê

Afluentes do rio Tietê

Por

O Rio Tietê é extremamente importante para o Estado de São Paulo. Esse rio também se destaca como um dos mais emblemáticos para a história paulista. O nome Tietê vem de uma palavra tupi, que significa "água boa".

O Rio Tietê foi fundamental durante a colonização portuguesa, pois ampliou os limites da colônia. Esse rio tem cerca de 1.136 quilômetros de extensão, e é marcado por muita sinuosidade e um grande número de afluentes.

O Rio Tietê nasce na cidade de Salesópolis, em São Paulo, na região da Serra do Mar. O Rio Piracicaba é o principal afluente do Tietê, pois conta com o maior volume de água.

Ao longo de seu percurso, o Rio Tietê passa por 56 cidades e tem várias barragens com potencial hidrelétrico, entre elas a Barragem da Usina Parque de Salesópolis e a Barragem Laras.

O número total de afluentes do Tietê é 25, segundo o Daee (Departamento de Água e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo. A região metropolitana de São Paulo tem 13 afluentes importantes para o abastecimento da rede de água que serve grandes populações na capital paulista e na Grande São Paulo.

Confira 10 afluentes do Rio Tietê:

1) Rio Piracicaba

2) Rio Sorocaba

3) Rio Jacaré-Pepira

4) Jacaré-Guaçu

5) Ribeirão dos Porcos

6) Rio Batalha

7) Rio Dourado

8) Ribeirão Santa Bárbara

9) Ribeirão Três Irmãos

10) Ribeirão Água Fria

Leia também! Assuntos relevantes