Aerodinâmica

Aerodinâmica

Por

A aerodinâmica é uma área de estudo que se concentra no movimento de fluidos gasosos, além de suas características e propriedades. Essa temática é responsável por grandes avanços realizados no campo da aviação, já que a aerodinâmica também avalia as forças gasosas que influenciam corpos sólidos imersos, como os aviões, por exemplo.

Atualmente, a aerodinâmica tem uma grande importância para o campo industrial, pois possibilita o desenvolvimento de inovações e soluções para a segurança e a eficiência de aviões e carros, como meios de aumentar a autonomia e reduzir o gasto de combustível.

O cientista George Cayley é considerado o Pai da Aerodinâmica. Essa área de estudo recebeu este nome por causa da dinâmica dos corpos dentro de fluidos, como o ar e outros gases. Os conhecimentos da aerodinâmica são aplicados na fabricação de aviões, projéteis e até em cataventos.

A base da aerodinâmica é o Princípio de Bernoulli, uma lei que relaciona a velocidade do fluxo do ar e a pressão correspondente. Graças à aerodinâmica, a engenharia foi capaz de desenhar e desenvolver asas modernas para os aviões, garantindo, assim, a plena capacidade de suspensão das aeronaves no ar.

Leia também! Assuntos relevantes