Adam Smith

Por

Adam Smith foi um filósofo e economista nascido na Escócia. Ele viveu em sua cidade natal, Kirkcaldy, onde estudou e iniciou sua trajetória de construção do conhecimento filosófico.

Aos 14 anos de idade, Adam entrou para a Universidade de Glasgow, graduando-se com méritos em 1740. Em seguida, a inteligência diferenciada de Adam Smith fez com que ele conquistasse uma bolsa de estudos para a Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde cursou filosofia.

Depois de formado, Smith retornou para seu país, tornando-se um conferencista público em Edimburgo. Ele também se dedicou a lecionar filosofia moral.

Frequentador das rodas da alta sociedade da Escócia, Adam Smith acabou eleito reitor da Universidade de Glasgow. Entre os geniais trabalhos filosóficos do autor, destaca-se sua primeira obra: "A Teoria dos Sentimentos Morais".

O filósofo também trabalhou como tutor do duque de Buccleuch. Em 1763, Adam Smith mudou-se para a França, onde conheceu o filósofo Voltaire.

Em 1767, Smith começou sua famosa revisão sobre a teoria econômica. Este projeto durou mais de três anos até a conclusão do livro "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações", publicado em 1776. A obra de Adam Smith é até hoje uma referência entre os livros de teoria moral e econômica do mundo.

As teorias formuladas por Smith em "A Riqueza das Nações" foram responsáveis pelas bases do liberalismo. Adam Smith morreu aos 67 anos de idade, em 17 de julho de 1790, em Edimburgo, Reino Unido.

Leia também! Assuntos relevantes