Acústica

Por

Na física, a acústica é a área responsável pelos estudos sobre o som, considerado um fenômeno ondulatório. O som se propaga em diversos estados físicos da matéria.

Na acústica são apresentadas todas as características que diferenciam os sons, como a emissão, intensidade, volume, frequência, entre outros. Um som pode ser grave ou agudo, dependendo do nível da frequência: quando a frequência é maior, o som é mais agudo; quando a frequência é menor, o som é mais grave.

Outras características como intensidade e volume também diferenciam os sons. Além disso, a amplitude do som é responsável por diferenciá-lo entre forte ou fraco, influenciando também a qualidade do som.


Confira alguns conceitos importantes da acústica:

Onda – Variação periódica de grandeza física, que engloba alguns conceitos como crista, vale e nível médio.

Amplitude – É a distância entre a crista e o nível médio.

Comprimento de Onda – Distância entre duas cristas consecutivas.

Mais informações sobre a acústica


O estudo da acústica permite que o homem compreenda melhor o fenômeno ondulatório do som, a partir da avaliação dos objetos que causam e propagam os diferentes sons. A área da acústica pode ser dividida em: geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores.

Com os instrumentos e as análises adequadas, é possível coletar os dados necessários para empregar os sons a favor da ciência e do homem.

Diferentes fórmulas podem ser usadas para calcular a velocidade da propagação dos sons em meios gasosos. Além disso, o estudo da acústica também inclui cálculos sobre o comportamento dos sons em tubos sonoros (tubos abertos e fechados) e sua frequência sob o Efeito Doppler.

Leia também! Assuntos relevantes