Acidentes com Usinas Nucleares

Acidentes com Usinas Nucleares

Por

A energia nuclear é usada para gerar cerca de 17% da energia elétrica do planeta. Os resíduos provenientes dos reatores nucleares correspondem a um grande perigo para a vida no planeta, colocando em risco a saúde e a integridade dos seres vivos.

Confira uma lista dos principais acidentes com usinas nucleares da história:

1 - ESTADOS UNIDOS (28 de março de 1979) – A cidade de Three Mile Island, na Pensilvânia, sofreu com um grave acidente nuclear provocado por erros humanos e falhas técnicas. Um dos reatores da usina não resfriou e começou a derreter, espalhando dejetos radioativos. 140 mil pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas temporariamente. O acidente foi classificado no nível 5 da escala internacional de eventos nucleares (INES).

2 - ESTADOS UNIDOS (Agosto de 1979) – Um acidente na cidade de Erwin, no Tennessee, provocou o vazamento de urânio em uma instalação nuclear secreta. Cerca de mil pessoas foram contaminadas.

3 – JAPÃO (Janeiro-Março de 1981) – A usina nuclear de Tsuruga passou por quatro vazamentos radioativos. 278 pessoas foram contaminadas por radiação.

4 – URSS (26 de abril de 1986) – Um dos piores acidentes da história aconteceu em Chernobil (Ucrânia). O reator número 4 da usina nuclear soviética explodiu durante um teste de segurança e provocou a maior catástrofe nuclear civil da história. Cerca de 25 mil pessoas morreram. O combustível nuclear queimou por dez dias e despejou resíduos radioativos na atmosfera.

5 – RÚSSIA (Abril de 1993) – O acidente aconteceu em Tomsk-7, cidade da Sibéria Ocidental. A explosão na usina de reprocessamento de combustível irradiado lançou uma grande quantidade de matéria radioativa no meio ambiente.

6 – JAPÃO (11 de março de 1997) - A usina de reprocessamento de Tokaimura, localizada ao nordeste de Tóquio, passou por um incêndio e foi parcialmente paralisada. O acidente contaminou 37 pessoas.

Leia também! Assuntos relevantes