Acelerador de Partículas

Acelerador de Partículas

Por

Os aceleradores de partículas são grandes estruturas de pesquisa construídas pelo homem, uma espécie de laboratório utilizado para realizar testes com partículas de átomos. Essas máquinas apresentam o formato de túneis e anéis com vários quilômetros de extensão, onde as partículas, como os prótons e os elétrons, por exemplo, são aceleradas a velocidades próximas à da luz.

O objetivo dos aceleradores de partículas é fazer com que as partículas se choquem durante o trajeto no túnel para que os pesquisadores possam compreender todos os minúsculos componentes que formam os átomos.

Foi nos aceleradores de partículas que os cientistas descobriram os chamados quarks, que são partes que formam os prótons e os nêutrons. Esse equipamento de última geração garante ao homem a possibilidade de quebrar partículas com tamanhos milhões de vezes menores que o átomo.

Na prática, os aceleradores de partículas funcionam como grandes microscópios que ajudam os pesquisadores a investigarem as menores partículas do mundo.

O maior acelerador do planeta é o LHC, que significa Grande Colisor de Hádrons. Esse equipamento foi montado na região de Genebra, na Suíça, e conta com um anel de 27 km de circunferência.

Leia também! Assuntos relevantes