Abstracionismo informal

Abstracionismo informal

Por

O Abstracionismo Informal é uma escola artística focada na criação livre. Essa arte está baseada no uso de cores e formas mais fluidas, descontraídas e despreocupadas. Os artistas do abstracionismo informal prezam pela liberdade de criação.

Esse movimento é uma critica ao contexto social e à sociedade moderna e industrial. O abstracionismo informal busca expressar sentimentos. O artista abstrato informal demonstra emoções e percepções.

O abstracionismo informal pode ser dividido em duas subclasses, o tachismo e o grafismo. No abstracionismo informal, as formas e cores retratam o puro sentimento. As paisagens da natureza são muito retratadas pelos artistas do abstracionismo.

O abstracionismo informal é contra a vida mecânica da sociedade moderna. Essa expressão artística luta contra todo o racionalismo. As obras desse movimento retratam as realidades do mundo interior do artista e toda a sua sensibilidade.

As obras do abstracionismo informal são luminosas e apresentam tonalidades delicadas quando falamos do abstracionismo informal sob o nome de abstracionismo lírico. Já quando expressa um sentimento de forma dramatizada, por meio de tonalidades carregadas e intensas, o abstracionismo informal recebe o nome de abstracionismo expressionista.

Um exemplo muito famoso dessa expressão artística é a obra do pintor Kandinsky.

Leia também! Assuntos relevantes