Abscesso

Por

O abscesso é uma doença caracterizada por um acúmulo de pus em qualquer região do corpo humano. O abscesso provoca inchaço e inflamação, afetando o tecido e o sistema imunológico do paciente.

Os abscessos acontecem quando uma região do tecido é infectada. Nessas condições, todo o sistema imunológico do organismo reage contra a infecção e forma o pus.

As pessoas com abscessos sentem um desconforto na região afetada. Os glóbulos brancos do organismo percorrem os vasos sanguíneos até a área infectada para tentar reparar o tecido.

O acúmulo de pus na região tem um aspecto feio e conta com diversas bactérias. Os abscessos aparecem em todas as partes do corpo, sendo que os lugares mais comuns são sobre a pele, sob a pele e nos dentes.

Os abscessos podem ser causados por bactérias, parasitas e substâncias estranhas. A formação de pus é geralmente vermelha e muito dolorosa. Os abscessos cutâneos são os mais fáceis de diagnosticar e, caso não sejam corretamente tratados, podem deixar danos à pele.

Os tipos mais conhecidos de abscessos são: Abscessos abdominais, Abscesso hepático amébico, Abscesso anorretal, Abscesso na glândula de Bartholin, Abscesso cerebral, Abscesso cutâneo, Abscesso na medula espinhal, Abscesso subcutâneo e Abscesso dental.

O diagnóstico é feito a partir de uma amostra do líquido extraído da ferida. Os tratamentos mais indicados são feitos com cirurgia e antibióticos.

Leia também! Assuntos relevantes