Abolição da Escravatura

Abolição da Escravatura

Por

A Abolição da Escravatura no Brasil aconteceu com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888. A libertação dos escravos foi um marco da História do Brasil. Antes dela, porém, o país viveu o movimento abolicionista, a criação de leis como o Ventre Livre e a revolta dos escravos.

Os negros foram trazidos da África para o Brasil para trabalhar e explorar as riquezas do país para os portugueses e senhores da colônia. Os escravos deixavam o continente Africano dentro dos porões dos navios negreiros. No Brasil, eles viviam em condições desumanas.

Os abolicionistas lutaram pela libertação dos escravos. Esse grupo era formado por religiosos, políticos, intelectuais e pelo povo. Mesmo assim, a escravatura durou cerca de 300 anos no Brasil.

Em 1870, o país começou a receber imigrantes, que passaram a trabalhar de forma assalariada nas fazendas. Com avanço da economia mundial e da industrialização, o Brasil foi forçado a acabar com a escravidão.

Em 1850, aconteceu a extinção do tráfico negreiro. Em 28 de setembro de 1871, veio a Lei do Ventre Livre. Em 1885, foi aprovada a lei dos Sexagenários. E, finalmente, em 13 de maio de 1888, o Brasil decretou a liberdade total aos escravos.

Mesmo depois da abolição da escravatura, os negros continuaram sofrendo preconceito e enfrentando dificuldades para viver. Essa condição marcou a história da população afro-brasileira.

Leia também! Assuntos relevantes