A utilização dos games no ensino de química

A utilização dos games no ensino de química

Por

Uma proposta lúdica para a avaliação no ensino de química – A utilização dos (games).
A educação, assim como a tecnologia, está passando por mudanças até então impensáveis. Hoje, sem sair de casa, os alunos podem usar notebooks e celulares para acessar a internet em busca de informação e entretenimento. Há, também, milhares de web sites disponíveis para consulta e, quando estes não são suficientes, há para download milhares de livros gratuitos.

Os jogos educacionais também estão pegando carona nesta tecnologia. Os jogos lúdicos, antes apresentados em tabuleiro e realizados em ambientes específicos, hoje também podem ser apresentados na tela de um computador.

A utilização de jogos e outras atividades lúdicas na avaliação do ensino permite que o professor identifique através da reação e atitudes dos alunos, se os mesmos conseguiram assimilar o conteúdo explicado em sala de aula. Além de serem utilizados para promover a avaliação, os jogos desenvolvem nos alunos certas competências e habilidades, como por exemplo, a capacidade de interagir em grupo e estimular um ambiente competitivo e saudável na criação de “campeonatos”. Pensando assim, a aplicação de jogos é um recurso didático que pode ser utilizado para a avaliar o aluno em relação ao conteúdo estudado.

Como proposta para auxiliar os alunos no estudo de química, apresenta-se neste trabalho um jogo lúdico, um tipo de jogo didático, pensado para ser aplicado aos alunos do ensino médio. O game Ludo Químico – http://www.ludoquimico.com.br é baseado no antigo jogo indiano Pachisi, no qual o objetivo principal é chegar até o final do tabuleiro respondendo corretamente as questões de química que aparecerão pelo percurso. Este trabalho foi inicialmente apresentado do EVEQ VII1 , realizando no ano de 2009. Apresentou grande receptividade e foi amplamente discutido no meio acadêmico.

As questões seguem os "Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio". Portanto, o conteúdo de química é o mesmo ministrado em qualquer escola pública ou privada. É nesse sentido, um ótimo simulado para quem está prestando vestibular, pois aborda todas as áreas da química. É nesse sentido, um ótimo simulado para os estudantes que estão prestando vestibular, pois aborda todas as áreas da química.


Referências:
1 - EVEQ VII 2009– Evento de Educação em Química – “ Materiais didáticos: Suas aplicações e avaliações.” - Instituto de Química – UNESP – Araraquara/SP- Website Oficial - http://www.iq.unesp.br/eveq/






Confira também - Uma opção para games educacionais:
http://www.sitedegames.com/educativos/


Texto enviado às 03:29 - 14/10/2009
Autor: Manoel Augusto da Silva Guerreiro


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.