A terra e o universo

Por

Pela teoria do Big Bang, o universo teria se formado há 15 bilhões de anos.

O homem não tem a real dimensão da amplitude do universo. São milhares de galáxias, com milhares de planetas, estrelas e satélites. A Terra é apenas um pequeno pontinho nessa imensidão.

A relação entre Terra e Universo começou nos questionamentos e nas teorias sobre a formação do nosso planeta e se ampliou depois que o homem conseguiu alcançar um patamar de avanço tecnológico capaz de possibilitar o monitoramento do cosmos e o descobrimento de uma nova realidade astronômica.

A cosmologia é a ciência que estuda o universo e todos os seus mistérios. Uma das teorias mais importantes da área é a “Teoria do Big Bang”, que afirma que o universo teria surgido de um único ponto denso e quente que teria explodido há cerca de 15 bilhões de anos.

O estudo do universo já possibilitou ao homem entender que os planetas do Sistema Solar se formaram há, pelo menos, 4,6 bilhões de anos.

Muitas descobertas importantes sobre a Terra e o Universo foram feitas no século XVI. Foi nesse período, por exemplo, que os estudiosos perceberam que a Terra tinha forma arredondada e que girava em torno do sol e de si mesma.

Estima-se que no Universo existam mais de 100 bilhões de galáxias. E a Terra está localizada na Via Láctea.

O nosso sistema solar é formado por Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão e Sedna.

Leia também! Assuntos relevantes