A radioatividade como um fenômeno nuclear

A radioatividade como um fenômeno nuclear

Foi visto que a radioatividade apresentada pelas substâncias contendo urânio se devia única e exclusivamente ao urânio presente nestas substâncias. Por isso dizemos que os átomos de urânio são radioativos, ou seja, emitem radiação.

Estudos feitos mostraram que as radiações emitidas pelos átomos de urânio saem dos núcleos desses átomos. Isto evidencia que a radioa-tividade é uma propriedade nuclear. Mas, o que acontece nos núcleos dos átomos de urânio quando da emissão de radiação? Consideramos, para tanto, que estes átomos de urânio contenham 146 nêutrons (há átomos de urânio com diferente quantidade de nêutrons, os isótopos do urânio).

Transmutação artificial

A transformação de um átomo em outro é denominada TRANS-MUTAÇÃO. Um átomo pode se transformar em outro quer emitindo na-turalmente as radiações (radioatividade natural), quer emitindo-as sob a ação de um agente externo (radioatividade artificial).

A primeira transmutação artificial produzindo oxigênio a partir do bombardeamento de nitrogênio com partículas alfa, foi realizada em 1919 pelo Senhor Ernest Rutherford.

Leia também! Assuntos relevantes