A polêmica envolvendo Seu Madruga e o STJ

A polêmica envolvendo Seu Madruga e o STJ

Por

STJ usa imagem de Seu Madruga no Facebook para divulgar direitos e deveres dos cidadãos

Uma campanha inusitada sobre os direitos e deveres dos cidadãos foi divulgada no Facebook pelo STJ - o Superior Tribunal de Justiça. Na rede social, a campanha foi recebida com estranheza e causou polêmica no final de 2012.

O fato chamou a atenção porque o STJ usou a imagem de Seu Madruga, conhecido personagem do seriado Chaves, para tratar do tema aluguel e inadimplência. Segundo o Supremo Tribunal de Justiça, o objetivo da campanha era conscientizar a população sobre determinações judiciais, e a escolha do personagem se deu por causa de sua popularidade.

A figura do personagem “Seu Madruga” aparece numa alusão a todos os que não têm condições de pagar seu aluguel e acabam entrando em dívidas. Ao lado da imagem do personagem, o STJ escreveu: "Não pagou o aluguel? O fiador responde por juros de mora desde a data de vencimento dos aluguéis não pagos".

A piada foi considerada de mau gosto e muitos usuários das redes sociais afirmaram que um órgão que preza pela seriedade não deveria estar tratando de um assunto tão delicado com humor.

Outros personagens, como Seu Barriga, do Chaves, os Smurfs, e os da série Star Wars também fazem parte da campanha que divulga itens da legislação brasileira.

Leia também! Assuntos relevantes