A Lógica Molecular da Vida

A Lógica Molecular da Vida

Por

A Matéria Viva Composta por moléculas intrinsecamente inanimadas tal como a matéria não-viva! Assim, de onde vem a incrível diferença??

A Bioquímica Procura responder a esta pergunta!!


CARACTERÍSTICAS DA MATÉRIA VIVA:
Todo organismo vivo é extremamente complexo e organizado

Cada parte de um organismo vivo tem um propósito ou função específica, seja esta parte uma estrutura complexa como um órgão ou aparelho, estruturas sub-moleculares ou mesmo moléculas individuais.

Os organismos vivos são capazes de extrair e utilizar energia do seu ambiente, seja na forma de nutrientes orgânicos, seja na forma de luz solar.

Os organismos vivos são capazes de auto-duplicar, gerando uma descendência que perpetua o estado vital.


PRINCÍPIOS DA LÓGICA MOLECULAR DA VIDA
1. Todo Organismo vivo é formado por MACROMOLÉCULAS ORGÂNICAS construídas de acordo com um plano comum.
- Há uma simplicidade básica na estrutura das macromoléculas, apesar de serem, por exemplo, cerca de 1000000000000,0 os tipos de proteínas existentes em 10 milhões de espécies de seres vivos.

- Todos os organismos vivos são formados pelas mesmas espécies de moléculas fundamentais e, portanto, parecem ter um ancestral comum.


2. Os organismos vivos trocam ENERGIA E MATÉRIA com o meio ambiente e entre si.
- Os organismos vivos criam e mantém suas estruturas organizadas e complexas extraindo, transformando e utilizando energia do seu ambiente.

- As células vivas são máquinas químicas muito complexas e organizadas, que funcionam a base de energia química.A energia de todo ser vivo vem, direta ou indiretamente, do Sol.

- Os organismos vivos fabricam substâncias capazes de REGULAR todo o seu conjunto complexo de reações químicas.

- As ENZIMAS são proteínas muito especializadas, capazes de realizar e controlar todos os processos bioquímicos que caracterizam um organismo vivo.

- Os processo metabólicos são regulados para operar no princípio da economia máxima


3. Os organismos vivos são capazes de se REPRODUZIR com incrível precisão ao longo de milhares de gerações, através de um sistema de replicação auto-reparável.
- Toda a informação necessária para a construção de um novo ser vivo está armazenada e codificada no DNA de todas as células que o compõe.

- Esta informação cabe em 0,000000000006 g de DNA, para a célula do ser humano.


Podem estes princípios - simplistas e um tanto mecânicos - se aplicar à complexidade de homens e mulheres enquanto seres humanos, com sua extraordinária e única capacidade para o pensamento, a linguagem, a criatividade, as emoções? Responder a estas e outras intrigantes perguntas está entre os grandes desafios que a Bioquímica se propõe e já começa a desvendar.


Bibliografia:
* Webioquímica - Site do professor Marcelo Távora Mira PUC - PR

Fonte:
http://www.adoroquimica.hpg.ig.com.br/secoes/bioquimica/logica.htm

Leia também! Assuntos relevantes