A Indústria do Tabaco

Por

A indústria do tabaco fatura mais de R$ 16 bilhões por ano apenas no Brasil, vendendo um produto extremamente nocivo à saúde. Os fabricantes de cigarros conhecem os efeitos da nicotina e a dependência que o produto causa, por isso sabem também o quão lucrativa é esta indústria.

Hoje, a indústria do tabaco tenta conquistar novos consumidores focando seus esforços no público jovem e nas mulheres, grupos com maior crescimento no índice de novos usuários de cigarro.

No passado, essa indústria movimentava milhões de dólares em publicidade, mas esse tipo de propaganda foi proíbido baseado nos prejuízos que o cigarro causa ao ser humano.

O número de fumantes caiu no Brasil, passando de 16,2% da população adulta em 2006 para 15,1% em 2010. Ainda assim, a indústria do tabaco continua faturando e pagando uma grande carga de impostos ao governo.

O Brasil estabeleceu várias leis de restrição ao fumo, mas isso não fez com que o país perdesse o posto de segundo maior produtor de tabaco do mundo, atrás apenas da China.

Em 2010, a produção de fumo no Brasil alcançou 832.830 toneladas. A principal região produtora de cigarros no Brasil é a sul, com 96% da área plantada nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Leia também! Assuntos relevantes