Pedagogia

A Importância da Brincadeira

A brincadeira não se cria de uma hora para a outra, ela se transforma. Todas as brincadeiras há claramente um desafia – a conquista de uma princesa, a busca de um tesouro – e os jogadores vão munidos de algumas coisas mágicas. Essa conquista referida, esses elementos do tradicional, dos contos maravilhosos permanecem nas mais atuais brincadeiras.

Antigamente, as brincadeiras tinham um narrador onde através de uma reunião, de uma roda a historia era contata. Se pensarmos no hoje, a posição do narrador ainda permanece em muitas brincadeiras novas ou reestruturadas, ou seja, é colocada uma coisa antiga na brincadeira nova. São coisas diferentes que são inovadores diga-se de passagem, mas que buscam no antigo alguns fragmentos.

Vale destacar que o novo e o velho não são antagônicos, não são inimigos. Não precisamos escolher o antigo ou o novo. O desafio é a construção de algo que seja inovador e que traga junto uma historia, a historia da humanidade.

A brincadeira resgata incalculáveis narrativas. Alguém que se propõe a contar uma historia, uma lenda, um conto de fadas, revelando assim, que o brincar não trabalha com uma única linguagem. Assim a brincadeira passa a ser uma atividade que conjuga muitas linguagens e o desafio, inclusive, é criar linguagens novas. Novas maneiras de expressão. Quando a gente brinca, a gente canta, escreve, trocamos ideias e usamos imagens. Mas então o que esta em jogo?

Está em jogo a forma de expressão, onde o sujeito se coloca como produtor de linguagem, produtor de cultura, contador de historias … que o brincante não seja alguém passivo, mas que pertença a historicidade da brincadeira.

Hoje, uma das provocações a ser refletido por nossa sociedade é que brincar não é coisa de criança, não é uma atividade de propriedade e exclusividade das crianças. É possível sim, que nós adultos se desloque da administração e do gerenciamento as brincadeiras infantis – jogos e vozes – e permitimo-nos a brincar. Então, vamos voltar a pureza das relações humanas através das brincadeiras?

Fonte:
Cledir Rocha Pereira,