A História e o Homem

Já dizia o filósofo George Santayana: “aqueles que não recordam o passado estão condenados a repeti-lo”. Essa frase representa bem a importância de estudar a história da humanidade, com todas as suas passagens, boas e más!

Conhecer a história é a melhor forma de reflexão para a sociedade, pois permite que as pessoas, os governantes e as autoridades questionem os fatos e evitem repetir acontecimentos que, no passado, possam ter causado um impacto negativo para a vida humana.

Além disso, o entendimento da história nos ajuda a compreender melhor o contexto em que vivemos nos dias de hoje. A história é uma disciplina que ensina a questionar, a formar o senso crítico do cidadão e a entender melhor os movimentos artísticos, literários, filosóficos, entre outros.

Estudar a história da humanidade traz um conhecimento fundamental para relacionar os fatos do passado e do presente, para compreender os processos da evolução e da construção da sociedade. Através da história, enxergamos as transformações do espaço, das ideologias e dos valores humanos.

O pensamento histórico

O pensamento histórico oferece uma compreensão da experiência humana ao longo dos séculos. A história permite que os seres humanos conheçam suas vitórias, seus fracassos e, principalmente, seus equívocos, ajudando a resolver conflitos do presente por meio da discussão histórica dos resultados obtidos com guerras, terror e outros eventos prejudiciais para o mundo e os homens.

O conhecimento histórico também ajuda a construir as bases da cidadania, fomentando o entendimento sobre o tempo e o espaço, os processos sociais, culturais e políticos e os fenômenos humanos. A história é a disciplina que ensina a sociedade a se posicionar contra comportamentos preconceituosos e conflitos sociais e a lutar contra o racismo, a xenofobia, a discriminação de gênero e a intolerância religiosa.

Segundo o orador romano Cícero, a história é a mestra da vida, o que significa que podemos aprender constantemente com o passado, as tragédias e as gerações anteriores. Com a história, conseguimos extrair importantes lições de vida. A disciplina é a base para discussões e acordos internacionais.

A história e a formação cidadã

A história é uma matéria de grande relevância no ensino médio, já que contribui para a formação cidadã dos estudantes. Por isso, essa disciplina precisa ser valorizada dentro do contexto escolar.

Apenas com uma boa formação em história, os jovens conseguirão participar ativamente de todos os fenômenos e processos políticos, sociais e culturais de seu tempo. O conhecimento histórico nos torna mais tolerantes, abertos à comunicação com pessoas diferentes, compreensivos e prudentes. Em resumo, estudar história nos torna cidadãos melhores.