A Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã

Por

A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que aconteceu entre os anos de 1959 e 1975. Trata-se de um dos mais violentos conflitos do século XX.

A guerra teve início pois as nações de Laos, Vietnã e Camboja, que pertenciam à região da Indochina, queriam independência e autonomia em relação ao domínio francês que sofriam.

Os conflitos começaram já no período da descolonização, quando tropas francesas e guerrilheiros do Viet Minh se enfrentaram. Os franceses foram derrotados e a independência de Camboja, Laos e Vietnã foi declarada em 1954.

Com a divisão do Vietnã em Vietnã do Norte (socialista) e Vietnã do Sul (capitalista), outros conflitos tiveram início. Em 1955, Ngo Diem liderou um golpe militar implantando uma ditadura na região. Depois disso, os norte-americanos passaram a apoiar o governo ditatorial, enviando armas e dinheiro para o Vietnã do Sul.

Nesse momento surgiram os movimentos de oposição – a Frente Nacional de Libertação e o exército Vietcong. Com isso, os sul vietnamitas, apoiados pelos Estados Unidos, atacaram o Vietnã do Norte por aproximadamente 10 anos. Os EUA entraram oficialmente na guerra em 1965.

Em 1968 aconteceu a Ofensiva do Tet, em que as tropas do norte e os vietcongs ocuparam a embaixada americana em Saigon.

Em 1972, os Estados Unidos bombardearam a região de Laos, mas acabaram derrotados pelos guerrilheiros, que conheciam melhor a região dos ataques.

Em 1973, os americanos decidiram se retirar do conflito, o que determinou o fim da guerra, que foi declarada oficialmente encerrada em 30 de abril de 1975.

Com o fim dos conflitos, o Vietnã se reunificou em 1976. A Guerra do Vietnã deixou milhões de mortos, entre civis e militares.

Leia também! Assuntos relevantes