A Guerra da Coreia

A Guerra da Coreia

Por

A Guerra da Coreia aconteceu entre os anos de 1950 e 1953. Trata-se de um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte.

Este foi o maior conflito armado depois da segunda guerra mundial e espalhou pelo mundo o temor de uma guerra nuclear. Os motivos que levaram a esse conflito entre as Coreias foram:

1 – Divisão da Coreia - Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Coreia se dividiu em uma nação socialista e outra capitalista.

2 – Invasões realizadas pela Coreia do Norte a Coreia do Sul com o objetivo de acabar com o governo da nação adversária.

Como tudo começou:
Em 25 de junho de 1950, as tropas da Coreia do Norte dominaram a cidade de Seul, capital da Coreia do Sul. Com isso, a ONU enviou tropas para a região com o objetivo de devolver o comando de Seul aos sul-coreanos, que também tinham o apoio dos Estados Unidos.

Do lado dos norte-coreanos havia parceiros como a China, aliada da União Soviética e que apoiava o socialismo. Em setembro de 1950, o governo da Coreia do Sul deu início aos ataques contra o exército norte-coreano.

Após três meses de um conflito sangrento, os norte-coreanos foram vencidos e a cidade de Seul foi retomada. Em outubro do mesmo ano houve um ataque de forças internacionais contra a Coréia do norte e os conflitos foram reiniciados.

Em 23 de junho de 1953 teve início um processo de negociações pela paz que durou dois anos. Essas negociações resultaram num acordo que colocou fim ao conflito armado, mas que até hoje não foi assinado pelos dois países. Assim, as Coreias permaneceram divididas em Coreia do Sul e Coreia do Norte, nações inimigas e que vivem a constante iminência de uma nova guerra.

Leia também! Assuntos relevantes