A Grande Explosão (Big Bang)

A Grande Explosão (Big Bang)

Por

O Big Bang, também chamado de Grande Explosão, é o nome dado a uma teoria sobre o surgimento do universo. Segundo esta tese cosmológica, o desenvolvimento do universo começou a partir de uma explosão ocorrida a 13,9 bilhões de anos.

O responsável por propor essa teoria ao mundo foi o pesquisador Georges Lemaître, no ano de 1927. Ele usou a teoria da relatividade de Albert Einstein e os conhecimentos sobre homogeneidade e isotropia do espaço para formular a explicação de criação do universo. As equações deste estudo foram feitas por Alexander Friedmann.

A teoria do Big Bang também ajuda a entender a evolução do Universo, com a formação de elementos essenciais. Atualmente, esta teoria é a mais aceita pelos cosmólogos que tentam explicar o surgimento e o desenvolvimento do universo.


Tudo começou com uma Grande Explosão


Big Bang a evolução

Segundo a Teoria do Big Bang, o universo era quente e denso antes da grande explosão, formado apenas por partículas elementares, como os elétrons, fótons e quarks. No entanto, com o passar de milhões de anos, ele foi se tornando mais frio e menos denso, até atingir a forma que apresenta nos dias de hoje.

Georges Lemaître defendeu que uma grande explosão criou o universo, o que o levou a batizar sua teoria como “hipótese do átomo primordial”. Ele acreditava que o universo estava em constante expansão, justamente por causa da explosão inicial.

Em 1929, o astrônomo Edwin Hubble divulgou que as galáxias estão sempre se afastando umas das outras, e que quanto maior a distância, maior a velocidade desse afastamento. Essa descoberta ficou conhecida como a base observacional da teoria do Big Bang.

Em 1965, os pesquisadores George Gamow, Ralph Alpher e Robert Herman também validaram a teoria da grande explosão ao divulgarem que ainda existia uma radiação eletromagnética no universo gerada pelo Big Bang.


Assista:


Uma teoria com credibilidade

A teoria do Big Bang sempre teve credibilidade no mundo científico e, por isso, passou a ser aceita pela maioria dos cosmólogos. Por anos, os pesquisadores travaram um longo e intenso debate sobre a criação e o desenvolvimento do universo, pois existiam aqueles que defendiam a teoria do Big Bang e aqueles que diziam que o universo nunca teve um início específico.

Hoje, porém, depois de mais de meio século de sua formulação, a teoria do Big Bang continua sendo defendida pelos cientistas, contestando àqueles que ainda acreditam que o universo sempre foi imutável e estático.

Leia também! Assuntos relevantes