A geografia na era da informação

A geografia na era da informação

Por

Estamos vivendo a chamada Era da Informação, um período de intensa evolução tecnológica e desenvolvimento, que influencia os meios de produção, comunicação, transportes, entre outras áreas estratégicas para a sociedade. Essa evolução também transforma o espaço geográfico, diminui as barreiras entre as diversas nações do mundo e aproxima as pessoas.

A Era da Informação também modifica o modo de viver da sociedade, principalmente por causa dos recursos digitais e de telecomunicações. Essa realidade se intensificou após a Terceira Revolução Industrial, que acelerou o desenvolvimento dos sistemas de comunicação e transportes.

O mundo contemporâneo vem passando por diversas transformações econômicas, sociais, ambientais e culturais por causa dessa revolução tecnológica. E a geografia tem se adaptado às mudanças que vêm conectando pessoas, interligando mercados econômicos, aproximando as fronteiras e ampliando as desigualdades entre países ricos, pobres e em desenvolvimento.

Nações excluídas na Era da Informação

Neste contexto da Era da Informação surgiram os países excluídos dos avanços tecnológicos, que sofrem pela falta de infraestrutura em energia, internet, informática, biotecnologia e telecomunicações em geral. Isso cria uma nova estrutura social e econômica no mundo.

Com isso, a geografia na Era da Informação passa por uma maior integração entre algumas nações e também pelo afastamento e exclusão de outros países. As tecnologias alteram a organização do espaço geográfico, acentuando um processo de mudança nas relações humanas e de poder e alterando ainda o ambiente natural das regiões urbanas e rurais em vários países.

Essa nova realidade precisa ser compreendida e estudada nas aulas de geografia, a fim de oferecer aos estudantes todas as informações que possam favorecer a criação de um senso crítico sobre os novos modos de vida da sociedade moderna. É função dos professores apresentar estes conceitos em sala de aula.

Leia também! Assuntos relevantes