A Flora e a Fauna da mata das Araucárias

A Flora e a Fauna da mata das Araucárias

Por

A Mata das Araucárias está concentrada na região dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essa região é marcada por uma fauna e flora muito ricas e diversificadas.

A fauna da Mata das Araucárias tem muitas espécies endêmicas e migratórias. A região da araucária é repleta de montanhas, planaltos e áreas com altitude elevada.

Entre os animais que habitam essa área, podemos destacar a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, os saguis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê, tamanduá, o jacu, a jacutinga, o tié-sangue, a araponga, o sanhaço, os beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos.

Estas florestas guardam características de matas tropicais e temperadas. Na flora da região, uma espécie típica é o pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Além disso, a região conta com uma composição de espécies de lauráceas, como a imbuia, o sassafrás e a canela-lageana.

A Mata das Araucárias também tem muita erva-mate e caúna, além de jacarandá, caviúna, monjoleiro, sete-capotes, guabiroba e pitanga.

Leia também! Assuntos relevantes