Geografia

A Crise na Rússia (1998)

A Rússia viveu uma forte crise econômica em 1998. O período ficou conhecido como Moratória Russa. Nessa época, o país passou por uma intensa desvalorização do Rublo, sua moeda oficial.

O governo russo foi obrigado a declarar moratória, que é a interrupção dos pagamentos de dívidas externas. O momento da crise foi marcado por altas taxas de endividamento, desemprego, inflação e baixos índices de crescimento econômico.

A crise aconteceu por causa de uma rápida tentativa de transição econômica depois do colapso político da União Soviética. O problema também foi agravado pela queda no preço das commodities agrícolas, minerais e energéticas, com destaque para o petróleo e o gás natural.

Essa crise econômica levou à falência de milhares de empresas e ao aumento da violência urbana. Nesse momento histórico, 35% dos russos viviam abaixo da linha da pobreza.

As dívidas do governo russo ultrapassavam os US$ 40 bilhões. A crise só começou a ser superada com a eleição de Vladimir Putin, que deu início a um processo de renovação do Estado russo. A economia do país começou a se recuperar no ano de 1999.