7 Diferenças entre os hemisférios do norte e do sul

A Terra é dividida em duas partes, o hemisfério norte e o hemisfério sul, por uma linha imaginária chamada Equador. Cada parte do nosso planeta se comporta em certos aspectos de uma maneira diferente.

Veja 7 diferenças entre os hemisférios do norte e do sul

1. A Lua

No hemisfério norte, dizemos que "a Lua é uma mentirosa", porque quando é em forma de C está em uma fase decrescente e quando é em forma de D, está em uma fase crescente. Por outro lado, no hemisfério sul, "a Lua não mora", quando é vista como C, está aumentando e, quando parece um D, está diminuindo. Mas, tenha cuidado, a diferença entre o hemisfério norte e o hemisfério sul refere-se apenas à forma como a Lua parece , não a fase atual, ou seja, quando a lua está crescendo, ela cresce para todos, independentemente de onde a observamos.

Fases da Lua


2. As estrelas

O hemisfério norte é mais adequado para observações no espaço profundo porque está longe do centro da nossa galáxia, de modo que a visão do espaço profundo não está contaminada pela intensa luz das estrelas próximas. Mas as estrelas são muito mais visíveis e muito mais brilhantes no hemisfério sul.

Estrelas céu noturno

3. O Sol

O sol nasce no leste e fica no oeste em ambos os lados, mas as sombras se movem no sentido horário no norte e no sentido anti-horário no sul. Durante o dia no hemisfério norte, o Sol alcança sua posição máxima voltada para o sul, porque seguirá a direção do equador (para o sul). No hemisfério sul ocorre o oposto, uma vez que o Sol atinge seu ponto máximo na direção norte.


4. As estações

As estações são contrárias de acordo com o hemisfério em que estamos: no hemisfério norte, a primavera começa em 21 de março, verão, 21 de junho , outono em 21 de setembro e inverno em 21 de dezembro. No hemisfério sul, por outro lado, a primavera começa em 21 de setembro, verão, 21 de dezembro, outono, 21 de março e inverno, no dia 21 de junho.

Estações do ano, primavera, verão, outono, inverno


5. População e continentes

Aproximadamente 90% da população mundial estão concentradas no hemisfério norte, enquanto o resto está no hemisfério sul. Da mesma forma, a grande maioria da massa terrestre do planeta está localizada no hemisfério norte. Consequentemente há mais continentes no Norte do que no Sul. O hemisfério norte contém toda a Europa e América do Norte, quase toda a Ásia, boa parte da África e 10% da América do Sul. O hemisfério sul cobre toda a Antártida, o sul da Ásia, aproximadamente um terço da África, toda a Austrália e 90% da América do Sul (abaixo da foz do rio Amazonas).

6. Movimento de furacões

Devido ao efeito de Coriolis, que consiste na refração de objetos em movimento com base na rotação da Terra, furacões e tempestades tropicais rodam no sentido horário no hemisfério sul e na direção oposta no hemisfério norte .


7. Movimento da água


Efeito corolis, água no ralo

Finalmente, e como uma curiosidade, também devido ao efeito de Coriolis, a água gira em uma direção diferente dependendo do hemisfério em que estamos. Se você deixar a água correr para um dreno, você verá como ela vai começar a girar no sentido horário no hemisfério sul e no sentido anti-horário no hemisfério norte. E não haverá movimento circular no equador.

Globo terrestre, hemisferio norte e sul

Leia também! Assuntos relevantes