22 de abril de 1500, descoberta do Brasil

22 de abril de 1500, descoberta do Brasil

Por

O Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500, quando aqui chegaram as 13 caravelas portuguesas que eram lideradas por Pedro Álvares Cabral. Ao avistarem as terras brasileiras, os portugueses as chamaram de Monte Pascoal.

Ao pisarem em terra firme, os portugueses ficaram encantados com tamanha beleza e riqueza natural da nova terra. Nesse momento já sabia-se que o Brasil se tornaria uma colônia de exploração de Portugal.

No dia 26 de abril de 1500, foi celebrada a primeira missa no Brasil. Pedro Álvares Cabral comunicou ao reino de Portugal a descoberta de uma terra, que não tinha certeza se era um continente ou uma grande ilha. Por isso, ele resolveu alterar o nome do lugar para Ilha de Vera Cruz.

Várias expedições portuguesas rodaram pelo Brasil. Foi assim que os portugueses descobriram que a região era um continente, e passaram a chamá-la de Terra de Santa Cruz.

Apenas em 1511, com a descoberta do pau-brasil, o país passou a ser chamado de Brasil. A descoberta da nação aconteceu durante as grandes navegações, em que Portugal e Espanha competiam para ver quem encontrava mais terras.

Durante os primeiros anos depois do descobrimento, Portugal se dedicou ao extrativismo do pau-brasil, retirado da Mata Atlântica. Muitas toneladas de madeira foram retiradas do Brasil para comercialização na Europa.

Em 1530, começou a expedição organizada por Martin Afonso de Souza para a efetiva colonização do Brasil pela coroa portuguesa. Com a colonização, Portugal tinha o objetivo de ocupar e proteger o território que havia descoberto.

Leia também! Assuntos relevantes