12 de Outubro, Dia das Crianças

12 de Outubro, Dia das Crianças

Por

O dia 12 de outubro é celebrado no Brasil como o “Dia das Crianças”. Esta data é muito esperada pelos pequenos brasileiros, pois é marcada por presentes e comemorações especiais.

O Dia das Crianças foi criado no Brasil em 12 de outubro de 1924, como iniciativa do presidente Arthur Bernardes, que oficializou o projeto de lei do deputado federal Galdino do Valle Filho. Contudo, a data começou a ser efetivamente comemorada no país em 1960, graças a uma ação de marketing da Fábrica de Brinquedos Estrela em parceria com a Johnson & Johnson.

As empresas lançaram a "Semana do Bebê Robusto" para lembrar o Dia das Crianças e estimular as vendas de presentes na data. A celebração ganhou ainda mais força depois que a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou a Declaração dos Direitos da Criança, que determina que todas as crianças do mundo tenham alimentação, amor e educação.

Oficialmente, o Dia da Criança no Brasil existe desde a data da aprovação do projeto de lei do deputado federal Galdino do Valle Filho. O decreto nº 4867 foi assinado no dia 5 de novembro de 1924, e instituiu 12 de outubro como data oficial para celebrar as crianças do Brasil.

No calendário de datas comemorativas do país, o Dia das Crianças coincide com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira Oficial do Brasil.

Leia também! Assuntos relevantes