Fatos Gerais

11 de agosto – Dia do Estudante

Conheça a história do Dia do Estudante

Se pesquisarmos com eficiência, veremos que temos data especial para homenagear quase tudo e todos. Por isso e claro que por merecimento, temos o Dia do Estudante.

O Dia do Estudante é comemorado no dia 11 de agosto. Foi nessa data que Dom Pedro I instituiu os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais no Brasil. Por causa da decisão do Imperador, exatamente 100 anos depois da criação desses dois cursos, Celso Gand Ley indicou a data para se tornar o Dia do Estudante.

Vários escritores e presidentes do nosso país se formaram nesses cursos implantados pelo Imperador. Um deles foi incorporado posteriormente pela Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, e outro em Olinda, que depois foi transferido para Recife.

Antes da decisão de Dom Pedro I, quem vivia no Brasil e pretendia estudar tinha que ir a Portugal e ingressar nas faculdades de Coimbra.

As instituições de ensino implantadas no Brasil tiveram estrutura precária e poucos alunos, pelo menos até 1910. Depois disso, as estruturas de ensino foram melhorando gradativamente.

Agora você sabe quando é comemorado o Dia do Estudante e por que 11 de agosto é a data escolhida para homenagem. Parabéns a todos os estudantes!

Juliana Miranda – Equipe do GrupoEscolar.com
Licença:Creative Commons License